Festival

Evento que homenageia Antoninha Sampaio prossegue neste domingo

Festival Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro reúne danças, atividades folclóricas e provas campeiras

Jô Folha -

Prossegue neste domingo (9) o 1º Festival Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro, que está levando as diferentes manifestações culturais do tradicionalismo para a Associação Rural de Pelotas. O evento que reúne dança e competições homenageia o centenário da agropecuarista Antoninha Berchon Sampaio (1918-2018).

O Festival, que começou na sexta-feira (7), teve intensa programação neste sábado (8), com provas campeiras de laço e gineteada. O dia ensolarado ajudou a movimentar as competições com um grande público assistindo e torcendo pelos competidores.

À tarde também teve início as competições em torno das danças tradicionais de salão e mostra folclórica. Às 15h30min ocorreu a abertura oficial do evento com desfile de piquete de cavaleiros e CTGs. Quem for até a ARP também poderá ver o memorial lembrando a trajetória de Antoninha Sampaio, considerada a dama da aristocracia rural gaúcha, teve entre os feitos ser a maior criadora mundial de gado Devon.

A abertura contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que falou sobre a importância da homenageada não só pelo trabalho pioneiro no meio rural, mas também como um exemplo de equilíbrio entre a força e a delicadeza para as mulheres. A agropecuarista Maria Rita Sampaio, filha de Antoninha Berchon, comentou que a família estava muito emocionada com a receptividade do meio tradicionalista ao projeto e a movimentação destes dois dias de festival.

Provas e danças
Neste domingo as atividades começam às 8h, com a prova de laço duelo individual, Taça Antoninha Berchon. Às 16h terá início a segunda classificatória da gineteada em equinos e logo a seguir a grande final.

Às 9h, no palco 1 terão início as danças tradicionais com participação das invernadas Mirim, Infantil, Veterena, Juvenil e Adulta. No palco 2 ocorrerá a modalidade Instrumental seguida pelo intérprete vocal. No mesmo local haverá ainda prova Truco de Amostra. No palco 3, haverá bocha campeira.

Serviço
O parque funcionará das 7h às 22h, neste domingo. O ingresso custa R$ 5,00. Idosos pagam meia entrada e crianças até dez anos não pagam. Patrões e titulados identificados também não pagam. O valor do estacionamento será de R$ 10,00 (unitário). O acesso de veículos será somente pela portaria da avenida Salgado Filho. Toda a renda da portaria reverterá em favor da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Embrapa realiza curso online de compostagem Anterior

Embrapa realiza curso online de compostagem

Setenta e cinco mil venezuelanos buscam regularizar situação no Brasil Próximo

Setenta e cinco mil venezuelanos buscam regularizar situação no Brasil

Deixe seu comentário